Roteiro de Estudo 2017 – Certificações PMI-ACP, PSMI, ASF, ASM, CI-ASP e SFC

Chegou 2017 e você já quer começar com o pé direito. O que acha de uma certificação em gestão de projetos? Pensando nisso, vou atualizar abaixo meu roteiro de estudos, que publiquei em 2016 para algumas das principais certificações relacionadas a métodos ágeis do mercado.

PMBOK 6 em desenvolvimento – Certifique-se agora!

Um erro comum de muitos aspirantes à qualquer certificação do PMI é achar que é melhor aguardar a próxima versão. Errado! Porque?

  • O fato de você tirar a certificação agora ao invés de aguardar a nova prova não diminuirá a importância do certificado.
  • Com a certificação em mãos, espera-se que você a renove e, para isso, passará pelo CCR (Requisitos de Certificação Continuada) do PMI, em que você comprovará horas de estudo, geração de conteúdo e treinamentos na área.

Caso você tire a certificação usando o PMBOK 5, em pouco tempo você acabará se atualizando nas mudanças da versão 6 e as registrará no CCR, então não tem com o que se preocupar!

Porém, conquistar a certificação agora irá facilitar e muito sua vida, pois boa parte dos materiais de estudos disponíveis na internet que você consultar estarão preparados pra versão 5 do PMBOK.

Quais são as principais certificações?

Existem outras, mas neste guia abordarei as certificações:

  • PSM I – Professional Scrum Master I (Scrum.ORG)
  • ASF – Agile Scrum Foundation (EXIN)
  • ASM – Agile Scrum Master (EXIN)
  • PMI-ACP – PMI Agile Certified Practitioner
  • CI-ASP – Certified Integrator in Agile Service Projects (EXIN)
  • SFC – Scrum Fundamentals Certified (ScrumStudy)

Roteiro de Estudos para PSMI e ASF

Considere para estas certificações os seguintes materiais:

Se você achar necessário, existe um bom curso da certificação PSM na TI Exames. Se você consegue estudar sozinho com livros, o material que indiquei acima é mais que suficiente, dispensando o curso.

Não deixe de fazer o “Scrum Open Assessment“ para a certificação PSM. São 30 questões gratuitas baseadas no exame real! Algumas delas inclusive caíram no no meu exame. Faça o Assessment após ler os livros e realizar os simulados!

Estudei apenas 2 semanas e fiz as 2 provas (PSM e ASF). As provas são em inglês.

Exame SFC – Não vale a pena.

Tenho esta certificação mas percebi que a mesma não agrega nada. O seu conteúdo é baseado em um guia “inventado” pela ScrumStudy, onde juntaram um monte de práticas ágeis de diversos guias. Lembre-se que o Scrum Guide, o guia oficial do scrum, não tem nem 20 páginas e este SBOK tem mais de 200… desnecessário.

Mas se você mesmo assim que ter esta certificação, que é gratuita (muitos a usam pra vender cursos de scrum master 24/48h, dando este certificado como brinde) basta então estudar o SBOK e realizar a prova online, sem segredos, dá até pra consultar. Recomendo deixar por último pois o conteúdo do livro pode confundir você nas demais certificações.

Roteiro para a certificação ASM

Saber usar um método ágil é diferente de saber ensinar ou fazer acontecer nas empresas. Pensando nisso, foi criada a certificação ASM que avaliará se você conhece o que é necessário pra realizar esta transição.

Esta é a única certificação da lista onde é necessário fazer um curso oficial do Exin. Já temos algumas empresas no Brasil oferecendo e até mesmo algumas online, mas eu recomendo que você procure a Hiflex.

Leia também o livro: Agile Scrum Master no Gerenciamento Avançado de Projetos.

Li o livro em 5 dias e obtive 95% de acerto nos simulados. Depois fiz o curso e realizei a prova online em casa. A prova em português. Fui aprovado com 90%! Já tinha a PMI-ACP na época, o que a deixou ainda mais fácil.

Certificação CI-ASP

Certificação Gratuita do Exin. Não existe uma prova para ela, para conquistar basta tirar a seguinte combinação de certificações:

  • PMP OU Prince2 Foundation E
  • SO/IEC20000 OU ITIL Foundation E
  • ASF OU ASM.

No site do Exin você envia os certificados de outras instituições e, assim que confirmarem, você recebe a CI-ASP automaticamente.

Roteiro para PMI-ACP

Na minha opinião, esta é a melhor da lista. Além de ser conceituada, aborda diversos assuntos relacionados aos métodos ágeis. Provavelmente você não conhecerá todos a fundo, portanto se preparar para ela irá ajudar muito na sua evolução profissional.

Veja agora o roteiro de apenas 1 mês para você conquistar a certificação PMI-ACP: 

O exame é em inglês e você fará em um centro da Prometric, não é possível fazer o exame em casa.

Dicas finais

Para os exames online, siga com atenção as instruções da prova bem como a preparação do ambiente. Se você errar aqui, poderá ser desqualificado e, em alguns casos, terá que pagar a prova novamente!

O Exame PSM é um dos mais fáceis e o livro do Fábio é o suficiente. Já para o ASF, procure estudar mais sobre FDD e questões situacionais.

No meu exame PMI-ACP em 2015, caíram muitas questões situacionais. Para que tenha mais segurança, leia muitos artigos sobre o tema em inglês para que conheça bem os termos que serão cobrados nestas questões.

 

Espero que tenha gostado do artigo revisado e se quiser perguntar alguma coisa, é só deixar um comentário ou me procurar no LinkedIn. Obrigado e até a próxima!

4 comentários em “Roteiro de Estudo 2017 – Certificações PMI-ACP, PSMI, ASF, ASM, CI-ASP e SFC

Adicione o seu

  1. Olá Alexandre,

    Estou montando meu roteiro de estudo para este ano, trabalho a 4 anos com Coordenação de Projetos, mas viajava muito e acabei não tirando certificações.
    Este ano pretendo tirar a PSM I e PMP, pelo menos. Gostaria de saber qual você indicaria fazer primeiro e os principais materiais para estudo autodidata.
    A PMP eu pretendo fazer um curso preparatório também, mas antes quero ter um bom conhecimento para aproveitar melhor o curso.

    Parabéns pelo artigo.

    Curtir

    1. Olá Bruno! Depende muito dos seus objetivos depois da certificação. A PMP é muito mais conhecida no meio de Gestão de Projetos e não tem muita relação com a PSM, que é de métodos ágeis.
      Se o seu objetivo é continuar coordenando projetos, votaria na PMP. Em relação a custos, a PSM é mais barata. Abraços e obrigado pela leitura!

      Curtir

    2. Olá Bruno! Respondi pra você mas por algum motivo a resposta não foi. Obrigado pela visita! Se o seu foco por Gestão de Projetos, recomendo a PMP, pois é mais reconhecida e procurada pelos recrutadores ou profissionais da área. Já a PSM, relacionada à métodos ágeis, não é tão procurada assim, basta ver ao buscar por oportunidades.

      Se a questão for custo, claro, a PSM é mais barata, mas ainda assim recomendo você ter as duas, a PMP para abrir portas na área e PSM como inicial nos métodos ágeis.

      Abraços!

      Curtir

  2. Olá, Alexandre!

    Obrigada por compartilhar sua experiência conosco.
    Tirei a certificação PMP em setembro e agora quero tirar as certificações PSM I e ASF. Seu artigo me deu uma boa orientação sobre os materiais para estudo.
    Muito obrigada.

    Um abraço,
    Alessandra.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
<span>%d</span> blogueiros gostam disto: